Fest Fly - Evento de voo livre agita final de semana em Córrego do Bom Jesus-MG.
Aconteceu entre os dias 20 e 23 de junho o Fest Fly, um dos maiores e mais importantes eventos de voo livre do país, em Córrego do Bom Jesus, Minas Gerais, sediando a 3ª Etapa do Campeonato Mineiro de Parapente.
Na última quinta feira, dia 20 de junho, a cidade já começou a receber os pilotos competidores e visitantes para os treinos e reconhecimento do sítio de voo, agitando o céu da pacata e acolhedora cidade sul mineira.
Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade de Córrego do Bom Jesus atrai turistas que buscam em suas paisagens bucólicas e belezas naturais, tanto a tranquilidade distante dos grandes centros, quanto a emoção na prática de esportes de aventura como o voo livre e o ciclismo. Para tanto, oferece uma ampla rede de hotéis, pousadas e restaurantes, garantindo aos seus visitantes uma estadia tranquila e acolhedora, proporcionada também pela receptividade e calor humano de seus habitantes.
No sábado, dia 22 de junho, teve início as provas válidas pela 3º Etapa do Campeonato Mineiro de Parapente, com uma prova que totalizava 48,2 km (Race to Goal), e que teve sua continuidade no domingo, dia 23 de junho, desta vez com uma prova que totalizava 42,0 Km (Race to Goal). Contando com mais de 100 pilotos inscritos na competição, que é homologada pela CBVL (Confederação Brasileira de Voo Livre), decolando da rampa de voo livre Pico da Raposa, os competidores disputaram as primeiras colocações nas categorias Open, Serial, Sport e Feminino percorrendo mais de 90 km de triangulação somados nos dois dias de prova, entre as cidades de Córrego do Bom Jesus e Cambuí, salpicando o céu da região com suas velas coloridas.
Na manhã de domingo, para abrir as atividades, uma dezena de atletas se desafiaram para a realização da prova de Hike and Fly, modalidade que mistura a caminhada pelas montanhas com o parapente nas costas e em seguida o vôo de parapente para descer até o ponto mais baixo. O Hike and Fly é uma modalidade que tem grande relação com as origens e criação do parapente, cujo objetivo inicial era facilitar a descida dos cumes das montanhas após sua escalada, e que vem crescendo cada vez mais no país conquistando cada vez mais adeptos.
Nos dois dias oficiais do evento, sábado e domingo, o Fest Fly contou com um grande público que se aglomerou no pouso oficial, localizado no bairro Vargem dos Lopes. Além das provas da competição, o público também pode conferir inúmeras exibições de manobras e “pouso na mosca”, onde os pilotos tentam acertar um pequeno alvo na área de pouso, tudo com narração oficial que também mantinha todos informados sobre o decorrer das provas do dia. O público contou também com shows musicais e barracas de comes e bebes, movimentando o local durante o dia e também ao final das provas.
O FestFly 2024 foi a primeira competição que teve o race (prova de distância e desempenho no ar), o hike and fly (modalidade que exige um preparo físico melhor), o pouso na mosca e as acrobacias num mesmo evento, atraindo o público para todas as modalidades do parapente!
Com mais de 20 anos de tradição e após alguns hiatos, o Fest Fly 2024, em sua 13ª edição, manteve viva a chama do voo livre na cidade de Córrego do Bom Jesus, provando que ainda é um dos grande eventos da região e um dos maiores do voo livre no Brasil, o que nos deixa ainda mais ansiosos pela sua próxima edição. Vida longa ao Fest Fly!
Resultados:
Categoria Open
1º - Cristiano Ricci da Silva
2º - Sérgio Henrique Sampaio
3º - Samuel Milani Pereira
Categoria Serial
1º - Paulo Victor Theza Lavorato
2º - Heitor Grandini Rodella
3º - Daniel Wenna
Categoria Sport
1º - Heitor Grandini Rodella
2º - Daniel Wenna
3º - Vagner Campos Alves dos Santos
Categoria Feminino
1º - Lúcia de Sousa Moraes Morgado
Equipes
1º - Time Pops (Cristiano Ricci da Silva, Sergio Henrique Sampaio, Marcelo Silva e Melo, Tony Cesar Mendes Negreiros).
2º - Time Appasc (Michel de Almeida Pinheiro, Sebastião de Freitas Emerick Dutra, Paulo Victor Theza Lavorato, Hemerson Rabello de Souza, Weley da Costa).
3º - Esquadrilha (André Massao Okano, Emerson Augusto Bueno de Miranda, André de Paula Queiroz Abrantes, Ricardo Bigeli, André Tomaz Fernandes da Silva).
Categoria Hike And Fly
1º - Cris Boettcher
2º - John Boettcher
3º - Felipe
Prova Treino
1º - Leonardo Silveira Machado
2º - Evandro Luis Pauli
3º - Daniel Wenna